quarta-feira, 28 de março de 2012

Exposição Itinerante Corredor da História em Ilhéus



Em março de 2011, a exposição Corredor da História chegou em Ilhéus, no sul do Estado. A terra do cacau e de Jorge Amado foi a primeira cidade do interior da Bahia a receber a exposição que conta a história do Trio Elétrico, desde a invenção do Pau Elétrico, por Dodô e Osmar, em 1942, até os dias de hoje. O evento ocorreu na Faculdade de Ilhéus, até o mês de abril e com visitação aberta ao público. Organizada pela Terra do Som Produções e com o patrocínio da Bahiagás, através do FazCultura do Governo do Estado da Bahia, a exposição Corredor da História segue sua jornada itinerante.

Segundo Aroldo Macêdo, filho de Osmar e curador da exposição, a história do Trio Elétrico é fascinante e cheia de curiosidades. Pouca gente sabe, por exemplo, que quando a Fobica saiu nas ruas pela primeira vez, ela desceu a Rua Chile e acabou subindo a Avenida Sete de Setembro, na contramão, encontrando pela frente o Clube Fantoches da Euterpe, até então o bloco mais tradicional do Carnaval de Salvador. Outro fato interessante é o nome “Trio Elétrico”, que surgiu do conjunto musical formado por Osmar, Dodô e Temístocles Aragão, em 1950. Como os três tocavam instrumentos elétricos, que era a grande novidade da época, o nome surgiu para identificar o conjunto, e foi esse trio que desfilou em cima de um carro pela primeira vez.

Na exposição Corredor da História, o público tem acesso aos banners com fotos e textos, a diferentes modelos de guitarra baiana desde a década de 50, à palestra de Aroldo Macêdo sobre a história musical do Trio Elétrico e a um pocket show, com algumas músicas que fazem parte dessa história, sempre com entrada franca.

Nenhum comentário: