terça-feira, 16 de outubro de 2012

Chame Gente


Música de carnaval é perfeita para ser ouvida em meio à multidão, mais precisamente em fevereiro. Entretanto o cenário que encontramos é outro. Na platéia, vê-se o encontro entre várias gerações reunidas para mergulhar no corredor de uma história que começou em 1942 com Dodô e Osmar Macêdo.

Ainda era tarde quando o músico Aroldo Macêdo subiu ao palco da Casa de Cultura Galero D'Avelírio para iniciar sua palestra, narrando cronologicamente os principais fatos históricos do nascimento da Guitarra Baiana e do Trio Elétrico, pontuando a influência do frevo pernambucano na musicalidade que acabara de surgir na Bahia. 
Logo em seguida, Aroldo convida Armandinho e sua guitarra falante para uma demonstração de como as músicas eram tocadas no tempo de seu pai. Ressalta também que as músicas de trio eram instrumentais. Essa é a deixa para que o irmão mais velho, Betinho com seu baixo, ocupe o espaço que lhe é destinado no palco. Nesse momento, a plateia se emociona, e descobrimos que entre o público existem diversos músicos que tocaram nos bailes de carnaval em Cruz das Almas.

Nenhum comentário: